REPOSITÓRIO DIGITAL

ARTIGO CIENTÍFICO

O USO DAS REDES SOCIAIS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI-TO: O MARKETING DIGITAL NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Data de aprovação: 04/12/2019
Curso: Jornalismo
Resumo

Cada vez mais o marketing digital vem se consolidando como um forte aliado na
comunicação das empresas. Em órgãos públicos se tornou um canal aberto para
divulgação de ações e serviços e uma ferramenta eficaz para criação e manutenção
de um relacionamento positivo com seus públicos. O presente trabalho buscou
compreender o impacto das novas redes no modo como a Prefeitura de Gurupi
Tocantins se comunica com seus públicos de interesse e como as novas mídias
melhoraram a interação entre o Órgão e a população da cidade e região. A análise
gira em torno do conteúdo veiculado por meio no perfil da Prefeitura na rede social
Facebook e como isso tem influenciado este relacionamento. Para tal, foi realizada
uma pesquisa exploratória e descritiva com natureza quali-quantitativa, sendo
coletados dados a partir dos relatórios fornecidos pela fanpage do Órgão,
compreendendo os meses de setembro de 2017 e setembro de 2019. Também foram
selecionadas publicações dos referidos meses para observação do caráter da
publicação, conteúdo utilizado e linguagem. Ainda foram analisados comentários de
seguidores em publicações nos mesmos períodos em estudo. Constatou-se
significativa mudança no perfil de postagens da Prefeitura, o que contribuiu para um
aumento expressivo do número de seguidores, envolvimento, alcances e
visualizações, levando a mudanças quantitativas e qualitativas.

Orientadores
  • Alessandra Gomes Duarte Lima
Como referenciar

REIS, Y. M. O USO DAS REDES SOCIAIS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI-TO: O MARKETING DIGITAL NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA. UNIRG - UNIVERSIDADE DE GURUPI - 2019. Disponível em https://repositorio.unirg.edu.br/documento/251. Acesso em 24/10/2025.