REPOSITÓRIO DIGITAL

ARTIGO CIENTÍFICO

Os fatores emocionais e o luto na infância em decorrência de morte violenta

Palavras-chave: Luto, Morte, Criança, Homicídio
Data de aprovação: 25/05/2023
Curso: Psicologia
Resumo

O luto é uma experiência emocional muito intensa, podendo repercutir em toda trajetória de vida, sobretudo nas crianças. Entende-se que o processo de enlutamento é vivenciado de maneira muito subjetiva e que muitos fatores estão envolvidos neste processo, principalmente em casos onde acontecem situações de mortes violentas. O presente estudo teve por objetivo compreender a expressão do luto em uma criança que perdeu seu pai por homicídio. Dessa forma, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso. Os
instrumentos utilizados para coleta de dados foram uma entrevista semiestruturada com a genitora, e a aplicação do procedimento de desenho-estória com a criança. Como resultados observou-se que a morte violenta pode ser dificultador para o processo de luto da criança, e a vivência pode trazer vários sentimentos para a criança. No caso do presente, foi possível compreender as expressões do luto trazidas pela criança participante da pesquisa e observar aspectos em relação à perda por morte violenta de um genitor, como dificultador do processo de luto para a criança e sua família. Este estudo aponta para a importância da psicoterapia em casos de luto por morte violenta para possibilitar a expressão dos sentimentos em relação à perda e para que a criança retome seu desenvolvimento emocional, assim como o suporte psicológico para a família, o luto de uma criança reflete em luto familiar.

Orientadores
  • Daniela Ponciano Oliveira
Como referenciar

SOUZA FILHO, Sidmar de jesus; SOUZA, Fernando Rosa de. OS FATORES EMOCIONAIS E O LUTO NA INFÂNCIA EM DECORRÊNCIA DE MORTE VIOLENTA. UNIRG - UNIVERSIDADE DE GURUPI - 2023. Disponível em https://repositorio.unirg.edu.br/documento/6. Acesso em 21/05/2024.