As mídias sociais estão crescendo cada dia mais, destacando-se entre elas as redes
sociais. Estas são definidas como sites e aplicativos que possibilitam a interação entre
pessoas de diversas faixas etárias/localidades, permitindo assim a disseminação de
informações, divulgação de produtos, serviços e a influência de ações. Diante desse
cenário, esse estudo teve como objetivo analisar o impacto das redes sociais na
autoimagem das mulheres sob um olhar psicanalítico. Na metodologia, baseou-se em
uma revisão integrativa da literatura, com fundamento em artigos científicos e
doutrinas. A coleta de dados realizou-se por meio de banco de dados tais como Scielo,
PubMed, LILACS, REBEN,Google Acadêmico, no período de 2019 a 2024. Nos
resultados, constatou-se que as mulheres são as que mais sofrem com insatisfação
da imagem, em virtude da cobrança social e da intensa influência da mídia. As redes
sociais são altamente perigosas para as mulheres, porque as colocam em um padrão
quase que único e que não corresponde, na maioria das vezes, a realidade da mulher.
A busca pela aceitação a padrões impostos pela ditadura social ainda é o que mais
influencia esta incansável tentativa de querer parecer ser o que não se é, buscando
sempre a aceitação através dos likes. Os aspectos econômicos, estéticos, sociais e
culturais, ditam à luz da sociedade, estilos e padrões a serem seguidos e com isso, o
poder da autoimagem que se pretende lançar ao outro torna-se um desiquilíbrio. O
psicanalista ao lidar com essa demanda em específico, deve ter um olhar crítico e
sensível que consiga orientar, acompanhar e tratar esses transtornos de distorção de
autoimagem, com intuito de ajudá-las a lidarem melhor com suas emoções. Esta
pesquisa possui o entendimento de que é preciso que haja um equilíbrio no uso das
redes sociais, não no sentido de abandoná-las, mas de cautela, de olhar essas redes
como forma de informação e não de instrução de comportamento e imagem.
GLÓRIA, L. K. G.; COELHO, Marcos R. A.. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA AUTOIMAGEM FEMININA: UM OLHAR PSICANALÍTICO. UNIRG - UNIVERSIDADE DE GURUPI - 2024. Disponível em https://repositorio.unirg.edu.br/documento/121. Acesso em 15/03/2025.